• Laila Oliveira

Você sabia que existe diferença entre Escritura e Contrato?

A falta de conhecimento quanto a diferença entre contrato e escritura faz com muitas pessoas acreditem que não é necessário fazer a escritura. Neste post vou te explicar a diferença desses documentos!


O contrato de compra e venda, que na verdade deve ser chamado de "promessa de compra e venda", trata-se de documento realizado entre as partes, onde nele fica registrado o que foi pactuado na negociação, como por exemplo: valores, forma de pagamento, prazos, multas, data entrega da posse e outros.


Já a escritura, trata-se de documento público oficial que dá validade ao negócio. Este documento pode ser feito em qualquer cartório de notas, na presença de um Tabelião que possui fé pública.


A escritura pública sempre poderá ser levada a registro na matrícula do imóvel, já o contrato, só poderá ser levado a registro quando o valor de venda do imóvel for menor que 30 salários mínimos.


Ah, e você precisa ter atenção ao registro!! Apenas o registro do documento (escritura ou contrato, quando for possível) é que oficialmente transfere a propriedade do imóvel, a final, só é dono quem registra.

Web design por Nourish Conteúdo Visual