• Laila Oliveira

Tudo o que você precisa saber para declarar seu imóvel no Imposto de Renda

Você sabia que existe diferença na declaração de imóvel quitado e financiado?Você sabia que precisa declarar financiamento de imóvel?


Ao comprar um imóvel você sempre deverá fazer a declaração, independente da forma de pagamento, mas existe diferença na forma de declaração. Veja como você deve fazer em cada caso:


No caso do imóvel quitado, o valor a ser declarado deve ser aquele que o contribuinte pagou pelo imóvel até o fim do ano anterior da declaração, incluindo o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), taxa de corretagem e outras despesas.


Enquanto o imóvel ainda estiver financiado, o valor declarado deve ser apenas o que contribuinte efetivamente pagou pelo imóvel até o fim do ano anterior da declaração, o seu próprio banco poderá lhe fornecer um resumo com saldo devedor e saldo pago até então.


O saldo devedor deve ser declarado no campo “Dívidas e Ônus reais”, e o saldo pago no campo “Pagamentos Efetuado”, assim como em “Bens e Direitos”, devendo informar o valor pago e descrição do imóvel.


Um erro bem comum que as pessoas cometem é lançar o valor total do financiamento, o valor do patrimônio irá ficar então desproporcional a sua renda, neste caso ao cruzar os dados a Receita Federal poderá mandar seu Imposto de Renda para a malha.



3 visualizações

Web design por Nourish Conteúdo Visual