• Laila Oliveira

Saiba porque você deve fazer um testamento

Sabe aquele amigo que sempre esteve presente e o ajudou em sua vida, com o testamento você poderá inclui-lo na partilha de seus bens, quando vier a falecer.



Para que isso ocorra, será necessário um testamento, do contrário, os bens ficarão para os herdeiros.


O testamento é um documento em que você irá programar a divisão de seus bens e terá garantido a sua intenção, sentimentos e vontade de doar seu patrimônio para quem quer que seja. Outro benefício do testamento é evitar conflitos e discussões sobre a divisão do patrimônio.


Mas eu posso doar todo meu patrimônio para quem quiser? Depende! Se você deixar como herdeiros filhos, netos, pais, avós, cônjuge/ companheiro, você poderá dispor apenas 50% dos seus bens para quem quiser, pois estes herdeiros possuem direito garantido por lei da outra parte de 50% do seu patrimônio. Caso você não deixe esses herdeiros, poderá então dispor de 100% da forma e para quem quiser.


O testamento deve ser visto como uma forma de resolver em vida pelo menos parte das questões que surgem quando uma pessoa vem a falecer. Se ela construiu um patrimônio, por que não decidir sobre a destinação dele quando vier a falecer? Se você ajudou muito uma pessoa em vida (ou alguma instituição) ou foi ajudada por ela, por que não deixar algo em seu benefício?

Web design por Nourish Conteúdo Visual