• Laila Oliveira

o que devo fazer após quitar o financiamento?

"Quite o financiamento do meu imóvel, e agora?"


Muitas pessoas não sabem, mas após a quitação do financiamento de um imóvel o proprietário precisa fazer o procedimento de averbação e cancelamento da alienação sobre o bem, para que então a propriedade seja plenamente consolidada em seu favor e seja retirado o "gravame" sobre o imóvel.


Após a quitação, você deverá solicitar ao banco o "Termo de Quitação do Imóvel". Este documento deverá ser assinado/ reconhecido firma e vir acompanhado de cópia autenticada da procuração que da poderes ao gerente/ funcionário do banco que assinou o termo.


Com esses documentos em mãos, você deverá solicitar ao Cartório de Registro de Imóveis a averbação na matrícula do imóvel e consequente liberação da alienação fiduciária sobre o bem. Essa averbação irá lhe trazer um custo de cartório que deverá ser pago no ato do protocolo dessa solicitação. Como já falei em outro post, esse valor é tabelado de acordo com seu Estado.



Após protocolado o cartório pedem em média o prazo de 30 dias para fazer essa averbação. Cumprido o prazo, o imóvel estará livre de qualquer ônus referente ao financiamento, e você poderá verificar na certidão de ônus que constará o "cancelamento da propriedade fiduciária".

Web design por Nourish Conteúdo Visual