• Laila Oliveira

Locatário me devolveu imóvel danificado, o que devo fazer?

Infelizmente alguns proprietários podem ser surpreendidos na devolução do imóvel com alguns danos ao imóvel, o que deve ser sempre do desgaste natural de uso.


O desgaste natural irá ocorrer por exemplo com as manchas e arranhões nas paredes, já o dano seria neste mesmo exemplo o fato do inquilino abrir um grande buraco na parede do imóvel sem que fosse necessário para fazer algum tipo de reparo. Apenas o dano da direito ao proprietário ao ressarcimento ou reparo, pois desgastes naturais são presumidos pelo uso do bem e não geram qualquer ressarcimento ou reparo.


Em um post anterior eu falei sobre a importância de se realizar a vistoria de entrada no imóvel, devendo ser aceita e assinada pelo locador, locatário e fiador quando for o caso e com a devolução do bem não seria diferente. Na devolução do bem é importante que seja feita nova vistoria de saída do bem, devendo também ser aceita e assinada pelo locador, locatário e fiador quando for o caso.


Mas e quando o proprietário se depara com danos e o inquilino se nega em fazer os devidos reparos e assinar o termo de vistoria de saída?A ata notarial será seu meio de prova mais eficaz e de difícil questionamento, nela o tabelião irá com imparcialidade constar detalhadamente e se possível com fotos, a real situação do bem.


Na dúvida sempre procure a orientação de uma advogada especialista no ramo imobiliário! Envie ou marque um amigo que tem um imóvel alugado!

Web design por Nourish Conteúdo Visual