• Laila Oliveira

Comprar imóvel alugado pode ser um problema?

Tudo depende do seu objetivo de compra e necessidades!


Se a aquisição do imóvel for por investimento, não será um problema, mas se você necessita do imóvel para morar, pode sim ser um problema.


Mas independente do seu objetivo, para tornar essa compra segura e não problemática você precisar ter atenção a esses pontos:


Direito de preferência do locatário: Seguindo alguns requisitos, o locatário tem direito de preferência, ou seja, direito de compra do imóvel em relação a terceiros. Com isto, solicite ao vendedor a carta de notificação do direito de preferência e resposta negativa do locatário na compra;


Clausula de vigência: Em alguns contratos é estabelecida essa cláusula, em que o proprietário pode vender o imóvel, mas o comprador deve respeitar o prazo final do contrato, ocorre que ela só terá validade se estiver averbada na matrícula do imóvel. Solicite ao vendedor uma cópia do contrato e verifique se na matrícula do imóvel possui essa anotação;


Prazo de desocupação do locatário: Nos casos de venda, o locatário tem direito de 90 dias para desocupação do imóvel, após a compra, você comprador deverá notifica-lo solicitando a desocupação do imóvel neste prazo.


E se o locatário não sair do imóvel? O comprador poderá entrar com uma ação de despejo contra o locatário.

Web design por Nourish Conteúdo Visual